Google

domingo, 13 de abril de 2008

Clarice 3

Personagens são como essas coisas que nunca morrem. Deus, santo, diabo. Personagens não morrem e Clarice não morre: ai que dó de mim! ai que dó de todos os que lêem sobre Clarice. Tenho tanta dó de mim, que não sou escritor, mas que sou o autor de Clarice. Não consigo livrar-me dela, livrar-me de mim. Eu e Clarice somos uma amálgama e meus olhos pesam de sono. O melhor é ir dormir a estas horas da noite, mas a vida é uma privada cheia de dejetos à espera de um jatinho refrescante de Pinho Bril limão (e isso seria perfeito). Há sempre a esperança da fuga, da mudança, da virada surpreendente, do descaminho que se caminha feliz. A vida é uma verdadeira ânsia de felicidade. De felicidade. De felicidade. Que nunca chega.
Clarice, meu peso. Clarice, minha vida. Quero livrar-me de ti por um instante que seja, eu, que me deixei apaixonar por tua imagem em mim mesmo. A idéia de Clarice pregou-se em mim como ferro em brasa e marcou-me fundo. Não há um só dia em que acorde sem que pense nela. Clarice é só pensamento.
Mas hoje quero falar do que Clarice não tem.
Saí para almoçar e deixei Clarice perdida em alguma página do meu caderno. NO restaurante, vi o amor. Era o amor e era o amor. Ambos eram o amor. E me deixei encantar por aquele casal de velhinhos sentados a mesa à minha frente. Ela, tão superior, tão jovial. É preciso ser jovial para ser belo e encantador? Ele tão senhor, tão senil, mas tão homem.
Mais que Clarice, ser um autor viado é uma dor para mim, pois que sei que nunca sentarei numa mesa com minha senhora para um almoço de domingo. Nem nunca irei receber cartas e telefonemas dos netos. E quem irá lembrar de mim e das brincadeiras de final de semana?
Ai, Clarice, lembra de mim! Peço... Sendo minha memória, que me deixe, ao menos, entrar na tua.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Parambólica que sou. Não me posso resumir porque não se pode somar uma cadeira e duas maçãs. Eu sou uma cadeira e duas maçãs. E não me somo."

(Clarice Lispector - Água Viva)

Já estava com saudades da sua Clarice...