Google

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Volver

Volver é um filme lindo. Pouca coisa expressaria o que sinto agora. O vazio e a dor, e a saudade, e o turbilhão de sentimentos. Mas acho que a cena em que Penélope Cruz canta, entre lágrimas, Volver (na verdade, voz de Estrella Morente), consegue passar um bocado disso. Segue a letra, traduzida.

Volver (Voltar)

Eu pressinto as piscadas
das luzes que ao longe
vão marcando minha volta.
São as mesmas que alumiaram
com seus pálidos reflexos
fundas horas de dor.

E ainda que não queira o regresso
sempre se volta ao primeiro amor.
A velha rua onde o eco disse
"Tua é sua vida, teu é seu querer",
sob o olhar zombador das estrelas
que com indiferença
hoje me vêem voltar.

Voltar...
com a testa vagando,
as neves do tempo
pratearam minha têmpora
Sentir...
que é um sopro a vida,
que vinte anos não são nada,
que febril a olhada
errante na sombra
te procura e te nomeia.

Viver...
com o alma aferrada
a uma doce recordação
que choro outra vez
Tenho medo do encontro
com o passado que volta
a enfrentar-se com minha vida...

Tenho medo das noites
que povoadas de recordações
encadeiam meu sonhar...
Mas o viajante que foge
tarde ou cedo detém seu andar...
E ainda que o esquecimento, que tudo destrói,
tenha matado minha velha ilusão,
guardo escondida uma esperança humilde
que é toda a fortuna de meu coração.

Voltar...

Nenhum comentário: